RELATOS

Meu nome é Veriano - eu sou um dependente químico em recuperação - graças a Deus".

Dezessete anos foi o tempo em que vivi nas drogas. Há dois anos acordei para a vida - estou limpo.

Participo do Programa de Recuperação ao Dependente Químico do GRUPO DE FRATERNIDADE ESPÍRITA JOÃO RAMALHO em São Bernardo do Campo - SP.

Gostaria de voltar há alguns anos para falar sobre a minha recuperação.

Aos 15 anos conheci minha 1ª dependência, que se deu pela liberdade de usar o dinheiro do 1º trabalho. Me achava dono da razão e com isso me enganei plenamente. E hoje estou aqui dando este depoimento.

Comecei a usar a 1ª droga, conhecida como "bolinha", que na área médica são Anfetaminas; mas, no mundo das drogas são bolinhas mesmo, misturadas ao álcool.

Álcool... maconha... cocaína... e crack.

Mas a droga de eleição foi a cocaína - a que eu mais gostava, a que mais me dava prazer. É por isso que estou aqui - por causa dela. É um "amor" e uma necessidade tão grande e intensa, que para se livrar você precisa de outras pessoas.

Você precisa do amor mais forte de outras pessoas para lhe dar confiança e prazer naquilo que você quer e deseja fazer na vida.

Quando eu procurei ajuda e me aceitei como dependente químico - me ajudaram - porque eu estava disposto a ser ajudado.

Essa ajuda veio do Ambulatório de Saúde Mental de SBCampo - SP (grupo de recuperação médica-psiquiátrica), e do grupo de apoio ao
dependente químico do G. F. Espírita João Ramalho.

Com toda dependência adquiri seqüelas de aprendizagem e memória, nada mais grave, graças a Deus.

O que eu procurei nas drogas e nunca achei em 17 anos, hoje em dois anos limpo, encontrei no carinho de minha filha com 10 anos, esposa e amigos que estão do meu lado procurando ajudar.

A primeira coisa que fiz quando decidi parar com as drogas foi a reparação junto da família - uma grande alegria para mim.

Seguir os de 12 passos de recuperação é como aprender a ler e escrever. É para seguir e com certeza ser feliz. É aceitar a doença, acreditar na saída, se cuidar de boa vontade, se conhecer prá valer, reconhecer as falhas, trabalhar e vencer o orgulho, reparar, reparar, reparar, pedir a Deus proteção e compartilhar.

Foi válido ter conhecido as drogas, porque hoje me tornei uma pessoa melhor.

Se esse era o caminho que estava proposto para mim, eu o percorri com dignidade; prejudiquei a mim mesmo e hoje estou passando adiante aquilo que eu não gostaria que ninguém passasse - porque é muito dolorido viver nas drogas.

Então, vamos ter consciência e paciência, porque se eu tive essa chance de recuperação, com certeza todos dependentes e co-dependentes, terão essa oportunidade.

É só ter firmeza no que está fazendo, no que deseja, amar e aceitar quem está lhe dando a mão.
Se isso não acontecer você chega no limite, e limite para dependente químico é cadeia... é a morte.

Muito obrigado e 24 horas de sobriedade a todos". 
 
 
 
Sou dependente química em recuperação há três anos e quatro meses. Fiz tratamento no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Natal - RN.
Gostaria de ajudar a outros dependentes químicos a saírem do cárcere das drogas. Para isso fiz uma poesia, onde mostro a minha trajetória: 

MEU CAMINHO

Ao longo do meu caminho...
Procurei me camuflar
Usando um "brinquedo estranho"
Que de cara me encantou,
Com jeito, me acorrentou
Pra depois me escravizar.

Me deu o mel, depois... o fel.
Feriu mais do que me alegrou.
Confinou meus pensamentos,
Emoções, sentimentos...
E a liberdade chorou!

De repente um grito 
Rasgado no ar...
Um gesto que espanta!
Pois nunca se ouvira 
Partindo de mim
Uma frase assim:
"Vou me libertar!"

Do grito, o eco.
No eco, o CAPS
No CAPS, compreensão...
Cara a cara com a verdade,
Exercício da humildade
Há muito tempo esquecida!

Momentos bons, e de dores.
Reformulando valores 
E conceitos distorcidos.

Foi muita reflexão,
Tempo de renovação,
Início de uma investida:

No CAPS eu me senti forte!
E o meu projeto de morte,
Transformei-o num de vida!

Ao longo do meu caminho...
CRISTO comigo cavalga
Me abastecendo de PAZ.

E bem a minha maneira,
Levo da VIDA... A Bandeira!
Que numa espécie de magia 
Se transforma em Poesia
Pra fortalecer minh´alma! 
Eu era uma garota de 15 anos

"Eu era uma garota. Uma garota que, aos 15 anos de existência, deixou de viver, mas que agradece a Deus a felicidade que um dia possuiu.
Eu era como você, autêntica, amiga, feliz e o mais importante era que eu vivia.
Nessa etapa, nessa época, eu saía da escola abraçada com os meus amigos, trocávamos mensagens de fé, carinho e amor. Saíamos todos juntos sem distinção de cor, raça, sexo ou religião. Nós nos divertíamos ao máximo.
Quando íamos à igreja, rezávamos todos juntos com uma chama de esperança nos olhos, de um mundo melhor.
Naquela época eu tinha amigos. Sempre que precisavam de mim, eu estava disposta a ajudar, fazia o que podia para tirar você da angústia. Um dia fiquei angustiada e fui falar com você. Pedi uma palavra de fé, esperança, conforto, e você mostrou-me algo que chamou minha atenção, um algo que parecia com um cigarro comum.
Você ofereceu-me e disse que aquilo ia me fazer bem, iria me ajudar. Fumei aquele cigarro sem medir as consequências, pois acreditava em você.
Enquanto estava sob efeito do tóxico tudo estava bem. Passando o efeito, procurei-o novamente, e novamente você me ofereceu a famosa ´maconha´.
Passou muito tempo e minha vida foi se resumindo em procurá-lo, ou melhor, procurar a maconha que você me oferecia. Na realidade eu já era uma morta-viva, porque a única coisa que me mantinha viva era o meu coração, que não havia parado de bater.
Resolvi então procurar alguém que pudesse me ajudar a deixar a maldita droga. Fui ao médico.
No dia seguinte, fui buscar um dos vários resultados dos exames que o médico havia pedido, justo no dia do meu aniversário, no dia em que completaria 15 anos. No resultado, constava uma doença grave em alto adiantamento, pouco tempo de vida. Morri antecipadamente, morri porque você foi um dos culpados, também responsável pela minha morte. Na realidade você foi um dos principais, pois quando lhe pedi vida você me ofereceu a morte."