TRATAMENTO DE ALCOOLISMO

25/07/2013 09:02

Tratamento Alcoolismo

 O que é?

O alcoolismo é uma doença crônica que está relacionada ao consumo excessivo e compulsivo do álcool, esta que é a principal característica do alcoolismo é também um dos problemas que mais dificulta seu diagnóstico, visto que são poucos os bebedores que admitem ter problemas com a bebida e este é o passo inicial para livrar-se da dependência que pode acarretar inúmeros problemas tanto à sua saúde, como nas relações afetivas e profissionais.

Consequências

Entre os principais problemas de saúde que o alcoolismo pode provocar estão: depressão, cirrose alcoólica, pancreatite alcoólica, hepatite, gastrite, hipertensao, problemas no coração, alterações hormonais, como a queda do nivel de testosterona nos homens, até a síndrome de abstinência que apresenta sintomas muito fortes e só terminam quando o usuário cede a tentação e faz uso do álcool.

Tolerância e dependência?

A Dra. Cleuza Canan, psicóloga e especialista no tratamento de dependentes químicos há 30 anos,  afirma que  pessoas que têm maior resistência aos efeitos embriagantes do álcool desenvolvem maior tolerância, (o alcoólico tem que beber mais para atingir o mesmo efeito) portanto têm maior tendência a desenvolver o alcoolismo. Também é comprovado estatisticamente que pessoas que têm caso de alcoolismo na família são mais tolerantes ao álcool e  portanto têm mais chance de desenvolver a doença.

Características

O principal passo no tratamento ao alcoolismo é o reconhecimento por parte do usuário, ou em alguns casos da família, justamente pela dificuldade que têm-se  de diferenciar  o uso social  do consumo excessivo e dependência. As principais características percebidas nos alcoólicos são: perda de controle no padrão de consumo, compulsão pela bebida, deixar em segundo plano relaçoes afetivas e profissionais, além da dificuldade em manter-se abstinente.

Tratamento Alcoolismo

Assim como outras doenças, para iniciar o tratamento ao alcoolismo   deve ser feito uma avaliação clínica para escolher qual forma de tratamento  será mais adequada  ao caso. Segundo a Dra. Cleuza Canan avaliar se existe outra doença psiquiátrica acompanhando o alcoolismo é primordial, visto que doenças como depressão e ansiedade podem estar interligadas ao uso do álcool, portanto tratar o alcoolismo e ignorá-las é em vão, pois esta pode ser uma das causas do uso compulsivo de álcool para aliviar os sintomas depressivos.

Após o diagnóstico específico, geralmente o primeiro passo para o tratamento é o período de desintoxicação, onde o paciente fica internado em nosso centro de tratamento sob supervisão médica, o que permite combater os efeitos agúdos da abstinência, o Centro de Tratamento Cleuza Canan conta com excelente infraestrutura (fotos rodapé) e equipe multidisciplinar especializada em tratar dependentes químicos, o que o torna referência no assunto sendo reconhecido  internacionalmente pela metodologia revolucionária empregada.

Como o índice de recaídas no alcoolismo é muito grande, o tratamento não pode passar exclusivamente no âmbito da medicina convencional. Daí surge o segundo passo do tratamento e a importância da equipe multidisciplinar num programa de reabilitação chamado clínica-dia que visa a readaptação e enquadramento social  onde é essencial um trabalho de libertação emocional e psicoterapia com o intuito de resolver as causas que levaram o usuário ao alcoolismo e guiá-lo para novas experiências de vida longe da droga.

Porém, mesmo  os melhores tratamentos não serão úteis em casos que o bebedor não tenha forca de vontade e convicção em manter-se abstinente, além do importantíssimo apoio familiar, que mostra-se como fato primordial na continuidade da abstinência, assim como os ambientes a serem frequentados.

Saiba também sobre o Tratamento da Dependência Química